Tamanho GG.

Há algum tempo atrás, zanzando por blogs, encontrei um texto com o seguinte título: Como é ser gorda?
Fiquei curiosa, então resolvi ler.

No texto tinha algo sobre ter receio de ir a determinados locais porque as cadeiras (aquelas de plástico, brancas) são fracas; sobre lojas que não possuem roupas com numeração grande e, de acordo com o texto, nas quais gordos não são bem vindos; sobre ter medo / desconforto de comer sozinha na rua, porque as pessoas poderiam olhar e pensar “por isso está deste tamanho”; sobre ter receio de um cara, do nada, chegar em você pra conversar (no texto, a pessoa citou que procura por um grupo de amigos, pra ver se não rolou uma aposta do tipo “te desafio a falar com a gorda”), entre outras coisas.


Depois fiquei pensando sobre tudo o que li, e lembrei de vários depoimentos que ouvi (de gordinhos de todos os tamanhos).

Eu sou gorda. E, sinceramente, com exceção das cadeiras de plástico, que realmente não aguentam muito peso, achei o restante do texto um exagero. Já fui mais gorda, mas vira e mexe, eu entro e saio de regimes. E, recentemente, comecei a treinar para me ajudar a emagrecer de forma saudável. Porém, mesmo sendo grande, não acho que a maioria destes são problemas da sociedade, acho que são mais pessoais. Eu já frequentei reuniões e via as pessoas comentando sobre ter vergonha de sair, de comer fora, etc, mas acho que se eu realmente me aceito, e estou feliz assim, não tem peso que vá me impedir de sair, porque eu não ligo para o que os outros pensam de mim. Comecei o regime porque EU quero me sentir melhor, e não ter complicações por causa do peso (minhas pernas gritariam ALELUIA se pudessem falar) e não porque a sociedade me maltrata. Pelo contrário, nunca sofri por isso, minha vida social não tem nenhum problema, saio para comer com os amigos ou sozinha e faço o que tenho vontade.

É difícil achar roupas? Sim, um pouco, mas quase todas as lojas que frequento (no geral, lojas populares) têm uma área plus size, e quando não encontro esta área específica, ainda tem numeração G e GG. Existem piadinhas em alguns lugares? Claro que sim, mas, honestamente, mesmo que entre amigos, de modo discreto ou não, eu também faço piadas com outras pessoas, então porque não iria aceitá-las?

Claro, não vou excluir os estereótipos da sociedade, os famosos “gordinha pode, gordinha não pode” (vão pro inferno, porque eu posso fazer o que eu quiser, meu chapa!), as lojas ou eventos que nem se quer contratam gordinhas, etc, o que é terrível, mas, se for analisar, o alvo não é apenas uma gordinha, em algum ponto, todo mundo sofre por algo do tipo: não pode ter barba, não pode ser baixinha, não pode ser negro, não pode ser caucasiano, não pode ser asiático, não pode ter o cabelo colorido, não pode ter tatuagem, e por aí vai… A vida é assim, aguenta!

No fim das contas, pra resumir, não acho que é um problema da sociedade nos aceitar, mas algo pessoal. Porque se eu tenho medo (ou desconforto) de sair, comer sozinha ou de um cara que chega pra conversar, sinceramente, eu acho que isso é auto bullying. Nesse caso, acho que a maior preconceituosa sou eu. Já tive pensamentos preconceituosos porque sou gorda? Claro. Mas com o tempo, entendi “a parada”. EU resolvi iniciar o treino na academia e o regime. Beleza. Você não quer? Então não faça, ninguém pode te obrigar a ser o que você não quer ser.

Se eu me aceito de verdade, eu faço o que tenho vontade, os outros que se danem. Mas se eu digo que me aceito da boca pra fora, só pra galera ouvir, e pensar “olha que bacana”, fica difícil. Então, antes do drama e de culpar a sociedade por qualquer preconceito, vai fazer o que você gosta, porque isso é um problema seu, e não deles! E seja feliz assim, gordo, magro, alto, baixo ou ruivo!

Smaaack ♥

Leave a Reply

